Loris Capa

Único primata venenoso está ameaçado

4 Loris

O Lóris é um tipo de lêmure,  pertence a  família Lorisidae que são constituídos de  9 gêneros e mais de 25 espécies encontradas na África e na Ásia.

O  tamanho pode  variar de 17 à 40 cm e seu peso varia de 85g à 1,5kg, suas características são olhos grandes, com manchas escuras ao redor, uma pequena ou nenhum calda, seus dedos funcionam como uma pinça, para melhor locomoção pelos galhos, animal de hábito noturno, na caça por alimentos procuram principalmente por insetos, mas também comem aves, ovos, frutos, folhas, brotos, lagartixas e lagartos.

 

Glandula Loris

Glândulas de veneno localizadas nos braços.

Apesar de parecer inofensivo, o Lóris é o único primata venenoso, ele concentra o seu veneno embaixo do braço, e ativa com sua saliva espalhando para todo o corpo, isso serve para sua defesa contra seres pequenos ou até grandes como os ursos, uma mordida pode causar ataque anafilático quando seu veneno entra em contato com a corrente sanguínea, podendo levar um ser humano a morte.

Lorises

Para ser comercializado o Loris tem seus dentes arrancados.

Este animal sofre com a exploração do bicho homem, em alguns países onde habitam são usados para tratamento de doenças, além do desmatamento de seu habitat e o grande número de comercialização ilegal, tudo isso compromete a existência da espécie.Um estudo publicado na revista científica Plos One e comandado por Anna Nekarispela, professora de antropologia e conservação de primatas na Universidade de Oxford Brookes e especialista em Lóris, mostra que os vídeos na internet Lorises presoque apresentavam o Lóris como animal de estimação, domesticado, sendo acariciado e alimentado pelo homem, acarretaram para o aumento do tráfico, pois aumentaram o interesse das pessoas em adquirir um bichinho desse também. Para ser um animal comercializado para a domesticação esse primata sofre mutação, seus dentes são arrancados, para evitar que ele tente se defender através das suas glândulas de veneno, esse procedimento é realizado em lugares sem higiene nenhuma acarretando infecções e até a morte. Ele tem uma cara fofa, parece um bicho tranquilo e que gosta de viver ao lado das pessoas, mas isso é realmente uma mentira, ele está acuado, o seu jeito calmo de andar é para não atrair a atenção dos predadores. Ele é um bicho tentando sobreviver fora de seu lar natural.

Loris

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>